Consumir fruta da época é algo inteligente e saudável de se fazer. Em cabazes de entrega ao domicílio ou comprada a granel, tanto faz. Costuma ser mais barata já que é de produção mais local, e sem dúvida mais saborosa. Apoia esta ideia?
A fruta da época cuida de si
Nesta época, aparecem os diospiros (ou fruta de Deus), as maçãs de todo o género, as pêras, as amêndoas, os marmelos, as romãs.
Depois vêm as castanhas, os diospiros de roer, as tangerinas, as laranjas, os kiwis.
Em comum, têm os benefícios para a saúde de acordo com os desafios que o nosso organismo enfrenta em função da fase do ano.
Veja alguns exemplos:
O dióspiro é um bom fruto para incluir na dieta bom para saciar a vontade de comer algo doce com vantagens para a sua saúde,
Tem propriedades anti-inflamatórias, anti-infecciosas e anti-hemorrágicas, graças ao elevado teor de antioxidantes.
Contribui para uma boa saúde ocular, uma vez que contém antioxidantes que previnem a degeneração ocular, e é também rico em Vitamina A
Outra coisa interessante no dióspiro é o teor elevado de taninos, sobretudo nos dióspiros de polpa mole, que contribuem para a redução do risco de alguns tipos de cancro e problemas cardiovasculares.
Também é rico em fibra, o que contribui para a redução do colesterol “mau”.
Ajuda na produção de glóbulos vermelhos devido à quantidade de potássio, magnésio, cobre e fósforo que contém.
Já a maçã é um pequeno depósito de nutrientes importantes.
Quando madura, ela contém vitaminas B1, B2, B6, C e E. Fornece também uma variedade de açúcares, tais como dextrose, frutose e sacarina. A sua combinação de ácidos é responsável pelo sabor. Além disso, contém muitas substâncias minerais, como cálcio, magnésio e potássio, bem como pectina e fibras. Cerca de 85% da maçã é água.
Já experimentou marmelada de maçã reineta?
Sabia que… é o etileno, que funciona especialmente como regulador natural do crescimento, que leva ao amadurecimento da fruta. É essa substância gasosa que pode ser útil caso tenha kiwis ou outra fruta verde. Coloque-os num saco de papel junto com algumas maçãs maduras, e eles amadurecerão mais depressa.
As maçãs têm propriedades que alegadamente ajudam a limpar o aparelho digestivo. Essas mesmas propriedades ajudam a curar prisão de ventre e diarreia.
E a romã?
A sua casca dura envolve numerosas cápsulas cheias de suco, cada uma com uma pequena semente rosada ou vermelha.
Ajuda a prevenir o Alzheimer e alguns tipos de cancro, e a controlar a pressão arterial alta visto que os antioxidantes presentes na romã promovem o relaxamento dos vasos sanguíneos, o que facilita a circulação do sangue. Tem um efeito anti-inflamatório e anti séptico, ajudando a aliviar a dor de garganta, por exemplo (guarde as cascas secas da romã e faça um chá quando estiver com dores de garganta).
O marmelo – este fruto, muito rico em vitaminas A, C e E e em sais minerais essenciais, tem também propriedades que combatem problemas como a anemia, o mau colesterol, a diarreia e o cansaço.
Além de ser um um calmante natural, também combate a anemia. Esta fruta pode ser usada para aliviar sintomas de inflamação da garganta.
O marmelo, consumido em cru, assado ou cozido, também combate a exaustão física e mental, abre o apetite de crianças e adultos com dificuldades de se alimentar, ajuda a tratar aftas, males nas gengivas e inflamações estomacais.
Ideia: cozinhar alguns frutos inteiros, com pele, polpa e semente, cozendo-os em água açucarada. Depois de cozidos, coe-os e conserve-os em frascos de vidro. No momento de usar, misture uma colher do líquido com um pouco de água morna e gargareje.
Deseja receber o seu cabaz de frutas comodamente em casa, ou levantar em loja?
Fiquem bem!